Lista de tópicos

  • Matemática e Resolução de Problemas

  • Avaliação das aprendizagens em Resolução de Problemas

    AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DE RP

    Objetivo

    Conhecer alguns princípios básicos e instrumentos de avaliação das aprendizagens em contextos de resolução de problemas 

    Tarefas

    Resolver uma proposta de trabalho envolvendo a leitura prévia de um texto (fornecido como introdução da proposta).

    Aplicação em contexto de uma escala focada e criação, também em contexto, de uma escala analítica

    Atividades  

    Ler o texto fornecido na proposta de trabalho

    Resolver um item (problema) proposto numa prova de aferição do 2.º CEB

    Interpretar um conjunto de resoluções de alunos de modo a aplicar a escala focada fornecida com a prova enquanto critério de classificação

    Construir uma escala analítica passível de ser aplicada ao mesmo problema fornecido.

  • Resolução de Problemas e a sala de aula de Matemática

    ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    Objetivos

    Compreender a Resolução de Problemas como uma estratégia de ensino-aprendizagem

    Conhecer um modelo de Ensino através da RP nas suas diversas fases/momentos, o papel dos alunos e do professor em cada um deles e os elementos fundamentais da sua dinamização

    Reconhecer a importância e a pertinência desta metodologia para a consecução dos grandes propósitos para o ensino da Matemática

    Tarefas

    Explorar um sítio da internet dedicado a esta abordagem pedagógica, visualizar e analisar os documentos e vídeos constantes nessa plataforma:

    Teaching through problem solving (Clique!)

    Realizar leituras adicionais (complementar)

    Atividade  

    Elaborar um pequeno ensaio (máximo 3 páginas, Word) onde apresente a sua resposta à tarefa proposta (ver proposta de trabalho detalhada).

  • Formulação de problemas

    ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS

    Objetivo

    Conhecer e operacionalizar algumas estratégias simples de formulação de problemas

    Tarefas

    Ler textos da bibliografia relativas ao tema em análise;

    Resolver uma proposta de trabalho envolvendo a formulação de problemas recorrendo a estratégias descritas nos textos.

    Atividade  

    Realizar as leituras e responder por escrito às questões apresentadas na ficha de trabalho, mobilizando os conteúdos constantes nas leituras propostas.

  • Estratégias

    ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    Objetivo

    Conhecer algumas estratégias de resolução de problemas e mobilizá-las em contextos de RP, operacionalizando-as em associação ao modelo de Polya.

    Tarefas

    Resolver um conjunto de problemas compilados numa proposta de trabalho, associando a sua resolução a uma estratégia tipo de entre de um conjunto de estratégias apresentadas.

    Apresentar a resolução estruturada a partir das quatro fases do modelo de G. Polya;

    Atividade  

    Responder por escrito à proposta de trabalho apresentada. 

  • Modelos de Resolução de Problemas

    O MODELO DE POLYA

    Objetivo

    Conhecer e compreender o modelo de Polya de RP

    Tarefas

    Leitura do excerto alargado da obra How to solve it de G. Polya;

    Resolver uma ficha de trabalho, incidindo na identificação daquelas que são as ideias do autor acerca do papel dos problemas no ensino-aprendizagem da Matemática, na descrição das quatro fases do modelo de Polya para a resolução de problemas e a forma de as operacionalizar e ainda na reflexão sobre o questionamento enquanto aspeto fundamental da resolução de problemas em contexto de trabalho na aula de Matemática.

    Atividade  

    Realizar as leituras e responder por escrito às questões apresentadas na ficha de trabalho.

  • Tipologias de problemas

    Objetivos

    Conhecer diferentes classificações para estes tipos de tarefas.

    Classificar problemas de acordo com tipologias estudadas
    Tarefas

    Leitura dos textos dados, nomeadamente Palhares cap2 (com principal incidência nas páginas 17-21) e Brochura experiência matemática cap1 (com principal incidência nas páginas 16-21).

    Analisar um conjunto de situações e identificar quais considera como sendo problema e quais não, justificando a resposta. Deverá ter em conta a perspetiva do nível de ensino correspondente ao seu perfil de formação (alunos do 1.º e 2.º CEB).

    Resolver e classificar problemas de acordo com as tipologias conhecidas como resultado das leituras realizadas.

    Atividade  

    Realizar as tarefas propostas, com suporte na ficha de trabalho 1.

  • O que é um problema?

    Objetivo Compreender a distinção entre problemas e outros tipos de tarefas matemáticas.
    Tarefas

    Leitura dos textos Ponte 2005 e Ponte 2014. Analisar os textos tendo como referencial as seguintes perguntas orientadoras:

    1.  O que é um problema matemático? O que caracteriza um problema?

    2.  O que distingue um problema de outros tipos de tarefa?

    3. Por que são importantes os problemas para a aprendizagem da Matemática?

    Atividade  

    Realizar as leituras e responder por escrito no fórum às três questões propostas.