Lista de tópicos
Matemática e Resolução de Problemas
Avaliação das aprendizagens em Resolução de Problemas
AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DE RP
Objetivo Conhecer alguns princípios básicos e instrumentos de avaliação das aprendizagens em contextos de resolução de problemas
Tarefas Resolver uma proposta de trabalho envolvendo a leitura prévia de um texto (fornecido como introdução da proposta).
Aplicação em contexto de uma escala focada e criação, também em contexto, de uma escala analítica
Atividades Ler o texto fornecido na proposta de trabalho
Resolver um item (problema) proposto numa prova de aferição do 2.º CEB
Interpretar um conjunto de resoluções de alunos de modo a aplicar a escala focada fornecida com a prova enquanto critério de classificação
Construir uma escala analítica passível de ser aplicada ao mesmo problema fornecido.
Resolução de Problemas e a sala de aula de Matemática
ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Objetivos Compreender a Resolução de Problemas como uma estratégia de ensino-aprendizagem
Conhecer um modelo de Ensino através da RP nas suas diversas fases/momentos, o papel dos alunos e do professor em cada um deles e os elementos fundamentais da sua dinamização
Reconhecer a importância e a pertinência desta metodologia para a consecução dos grandes propósitos para o ensino da Matemática
Tarefas Explorar um sítio da internet dedicado a esta abordagem pedagógica, visualizar e analisar os documentos e vídeos constantes nessa plataforma:
Teaching through problem solving (Clique!)
Realizar leituras adicionais (complementar)
Atividade Elaborar um pequeno ensaio (máximo 3 páginas, Word) onde apresente a sua resposta à tarefa proposta (ver proposta de trabalho detalhada).
Leituras adicionais
Formulação de problemas
ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS
Objetivo Conhecer e operacionalizar algumas estratégias simples de formulação de problemas
Tarefas Ler textos da bibliografia relativas ao tema em análise;
Resolver uma proposta de trabalho envolvendo a formulação de problemas recorrendo a estratégias descritas nos textos.
Atividade Realizar as leituras e responder por escrito às questões apresentadas na ficha de trabalho, mobilizando os conteúdos constantes nas leituras propostas.
Estratégias
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Objetivo Conhecer algumas estratégias de resolução de problemas e mobilizá-las em contextos de RP, operacionalizando-as em associação ao modelo de Polya.
Tarefas Resolver um conjunto de problemas compilados numa proposta de trabalho, associando a sua resolução a uma estratégia tipo de entre de um conjunto de estratégias apresentadas.
Apresentar a resolução estruturada a partir das quatro fases do modelo de G. Polya;
Atividade Responder por escrito à proposta de trabalho apresentada.
Modelos de Resolução de Problemas
O MODELO DE POLYA
Objetivo Conhecer e compreender o modelo de Polya de RP
Tarefas Leitura do excerto alargado da obra How to solve it de G. Polya;
Resolver uma ficha de trabalho, incidindo na identificação daquelas que são as ideias do autor acerca do papel dos problemas no ensino-aprendizagem da Matemática, na descrição das quatro fases do modelo de Polya para a resolução de problemas e a forma de as operacionalizar e ainda na reflexão sobre o questionamento enquanto aspeto fundamental da resolução de problemas em contexto de trabalho na aula de Matemática.
Atividade Realizar as leituras e responder por escrito às questões apresentadas na ficha de trabalho.
Tipologias de problemas
Objetivos Conhecer diferentes classificações para estes tipos de tarefas.
Classificar problemas de acordo com tipologias estudadasTarefas Leitura dos textos dados, nomeadamente Palhares cap2 (com principal incidência nas páginas 17-21) e Brochura experiência matemática cap1 (com principal incidência nas páginas 16-21).
Analisar um conjunto de situações e identificar quais considera como sendo problema e quais não, justificando a resposta. Deverá ter em conta a perspetiva do nível de ensino correspondente ao seu perfil de formação (alunos do 1.º e 2.º CEB).
Resolver e classificar problemas de acordo com as tipologias conhecidas como resultado das leituras realizadas.
Atividade Realizar as tarefas propostas, com suporte na ficha de trabalho 1.
O que é um problema?
Objetivo Compreender a distinção entre problemas e outros tipos de tarefas matemáticas. Tarefas Leitura dos textos Ponte 2005 e Ponte 2014. Analisar os textos tendo como referencial as seguintes perguntas orientadoras:
1. O que é um problema matemático? O que caracteriza um problema?
2. O que distingue um problema de outros tipos de tarefa?
3. Por que são importantes os problemas para a aprendizagem da Matemática?
Atividade Realizar as leituras e responder por escrito no fórum às três questões propostas.