Glossário


Neste espaço irá colocar termos relevantes para compreensão da temática.

Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

L

Literacia digital

Possuir competências de literacia digital significa saber como utilizar as tecnologias digitais para aceder, gerir, compreender, integrar, comunicar, avaliar, criar e divulgar informações de forma segura e adequada. Além disso, a literacia digital pode ajudar os alunos a participar ativamente, a aprender e a construir carreiras gratificantes, bem como a interagir socialmente na sociedade atual. Como tal, a literacia digital é uma condição prévia para o desenvolvimento de uma cidadania digital ativa e responsável. (Comissão europeia, 2022, p.20).

Comissão Europeia, Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura. (2022). Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e da formação. Serviço das Publicações da União Europeia. https://data.europa.eu/doi/10.2766/218432


LITERACIA MEDIÁTICA

Literacia mediática é a capacidade de aceder, analisar, avaliar e criar mensagens mediáticas em linha e fora de linha, numa variedade de formas, desde livros, através da rádio e da televisão, para a Internet, jogos de vídeo e telemóveis. Embora não exista uma definição de literacia mediática universalmente aceite, os indivíduos mediaticamente literatos são normalmente descritos em termos do conhecimento e competências de que necessitam para participar ativa e criticamente numa sociedade mediatizada.
 

 SeguraNet [em linha]. Recuperado em 2023-10-31 de https://www.seguranet.pt/pt/glossario

 

Segundo a DGLAB, "a literacia dos media significa ter competências práticas e de pensamento, conhecimentos e atitudes para:

a) Compreender o papel e das funções dos media nas sociedades democráticas;

b) Compreender as condições em que essas funções podem ser adulteradas;

c) Avaliar os conteúdos de forma crítica;

d) Envolver-se nos meios de comunicação, praticando a autoexpressão, o diálogo intercultural e participação democrática;

e) Aplicar as competências para a produção de conteúdos próprios;

Quando as competências de literacia dos media são combinadas com as competências da literacia da informação, os cidadãos passam a estar mais aptos e capazes de se envolver e participar na sociedade, dando o seu contributo informado."

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas [em linha]. Recuperado em 2023-10-31 de http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Pginas%20de%20Arquivo/LiteraciaMediaeInformacao.aspx