LITERACIA MEDIÁTICA

Literacia mediática é a capacidade de aceder, analisar, avaliar e criar mensagens mediáticas em linha e fora de linha, numa variedade de formas, desde livros, através da rádio e da televisão, para a Internet, jogos de vídeo e telemóveis. Embora não exista uma definição de literacia mediática universalmente aceite, os indivíduos mediaticamente literatos são normalmente descritos em termos do conhecimento e competências de que necessitam para participar ativa e criticamente numa sociedade mediatizada.
 

 SeguraNet [em linha]. Recuperado em 2023-10-31 de https://www.seguranet.pt/pt/glossario

 

Segundo a DGLAB, "a literacia dos media significa ter competências práticas e de pensamento, conhecimentos e atitudes para:

a) Compreender o papel e das funções dos media nas sociedades democráticas;

b) Compreender as condições em que essas funções podem ser adulteradas;

c) Avaliar os conteúdos de forma crítica;

d) Envolver-se nos meios de comunicação, praticando a autoexpressão, o diálogo intercultural e participação democrática;

e) Aplicar as competências para a produção de conteúdos próprios;

Quando as competências de literacia dos media são combinadas com as competências da literacia da informação, os cidadãos passam a estar mais aptos e capazes de se envolver e participar na sociedade, dando o seu contributo informado."

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas [em linha]. Recuperado em 2023-10-31 de http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Pginas%20de%20Arquivo/LiteraciaMediaeInformacao.aspx

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