Literacia mediática é a capacidade de aceder, analisar, avaliar e criar mensagens mediáticas em linha e fora de linha, numa variedade de formas, desde livros, através da rádio e da televisão, para a Internet, jogos de vídeo e telemóveis. Embora não exista uma definição de literacia mediática universalmente aceite, os indivíduos mediaticamente literatos são normalmente descritos em termos do conhecimento e competências de que necessitam para participar ativa e criticamente numa sociedade mediatizada.
Segundo a DGLAB, "a literacia dos media significa ter competências práticas e de pensamento, conhecimentos e atitudes para:
a) Compreender o papel e das funções dos media nas sociedades democráticas;
b) Compreender as condições em que essas funções podem ser adulteradas;
c) Avaliar os conteúdos de forma crítica;
d) Envolver-se nos meios de comunicação, praticando a autoexpressão, o diálogo intercultural e participação democrática;
e) Aplicar as competências para a produção de conteúdos próprios;
Quando as competências de literacia dos media são combinadas com as competências da literacia da informação, os cidadãos passam a estar mais aptos e capazes de se envolver e participar na sociedade, dando o seu contributo informado."