Lista de tópicos
Geral
Trabalho desenvolvido por: David Montez, Jorge Honorato, Maria Antónia Teixeira e Sandra Rafael
no âmbito das unidades curriculares de Educação para os Media, Ensino a Distância e Redes Colaborativas e Ética, Segurança e Direitos de Autoria
MÓDULO 0
Apresentação
- Apresentação dos alunos e dos professores.
- Organização e planeamento da unidade curricular: objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação.
- Participação no mural para apresentação e partilha.
A organização unidade curricular está disponível neste livro.
» Vídeo de Apresentação
Autoria e Narração: David Montez, Maria Antónia Teixeira e Sandra Rafael.
Língua Gestual Portuguesa (LGP): Catarina Martins.
» Atividade
Apresente-se no seguinte mural, clicando no botão + que está no canto inferior direito:
-
- No campo “Subject” deve escrever o seu nome;
- Escolha a opção “Upload” faça o upload da sua fotografia ou um avatar;
- No campo “Write something ..." realizar de forma sucinta a sua apresentação, indicar qual a profissão que gostaria de ter no futuro e um ponto forte que o caracteriza.
- Clique em "Publish" para publicar a sua apresentação.
-
- Este tópico
MÓDULO 1
Enquadramento
- Tendências atuais para o emprego no futuro.
- Tipos de empregos emergentes.
- A importância da adaptabilidade na carreira.
» Atividade
Visualize o seguinte vídeo e responda à questões nele incluídas:
Fonte: Did value. (2023, março 02). The future of work [Vídeo]; YouTube.
Acessibilidade (vídeo com legendas): https://www.youtube.com/watch?v=02JbrfgPb6o
# Recursos
Fonte: European Comission (2023). Employment and Social Developments in Europe (ESDE) report 2023. https://portugal.representation.ec.europa.eu/news/relatorio-da-comissao-revela-persistencia-da-escassez-de-mao-de-obra-e-competencias-e-analisa-2023-07-06_pt
Fonte: Instituto do Emprego e Formação Profissional. (n.d.). 10 Profissões de Futuro. https://bibdig.iefp.pt/Images/winlibimg.aspx?skey=&doc=91332&img=3927
Fonte: U. S. Bureau of Labor Statistics. (2023, setembro, 6). Fastest Growing Occupations. https://www.bls.gov/ooh/fastest-growing.htm
SABER+
Fonte: World Economic Forum. (2022, outubro 20). What will the future of jobs be like [Vídeo]; YouTube.
Fonte: Orientação Vocacional e Coaching. (s.d.). Futuro das Profissões. Retrieved October 24, 2023, from https://www.orientacao-vocacional.com/futuro-das-profissotildees.html
» Atividade
Partilhe ideias sobre o surgimento de novos empregos nos próximos anos, com base nos vídeos e na infografia.
» Atividade
Explore o recurso "Análise SWOT" e realize a atividade proposta no penúltimo diapositivo.
MÓDULO 2
Sala de Preparação
- Redação de cartas de apresentação.
- Criação e estrutura de currículos.
- Realização de Escape Room's para consolidação dos conteúdos.
Webinar sobre Recrutamento e o Mercado de Trabalho, dinamizado pela Dr.ª Sílvia Nunes, da Michael Page.
Fonte: Pólo LDIS. (2021, novembro 25). Recrutamento e o Mercado de Trabalho | Seminário PME [Vídeo]; YouTube.
» Recursos - Carta de Apresentação
» Atividade
Realize a seguinte Escape Room:
» Recursos - Currículo Vitae
Europass Curriculum Vitae (CV)
Fonte: Instituto do Emprego e Formação Profissional. (nd). Espera Ativa - 1ª Etapa. https://elearning.iefp.pt/mod/resource/view.php?id=28
Fonte: Instituto do Emprego e Formação Profissional. (nd). Espera Ativa - 1ª Etapa. https://elearning.iefp.pt/mod/resource/view.php?id = 30
Fonte: Instituto do Emprego e Formação Profissional. (nd). Espera Ativa - 1ª Etapa. https://elearning.iefp.pt/mod/resource/view.php?id=31
Fonte: Instituto do Emprego e Formação Profissional. (nd). Espera Ativa - 1ª Etapa. https://elearning.iefp.pt/mod/resource/view.php?id=32
» Atividade
Realize a seguinte Escape Room:
MÓDULO 3
Mãos na massa
- A importância da comunicação verbal e não verbal.
- Realização de escape room para a preparação da entrevista.
- Simulação de entrevistas.
- Realização de um Pitch.
» Recursos - Entrevista
Evan Kapros. (2022, janeiro 19). InterVeu Presentation [Vídeo]; Vimeo. https://vimeo.com/667947066 - https://www.capcut.com (legendagem)
SABER+
Linkedin. (2019). Global Talent Trends. https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/resources/pdfs/global_talent_trends_2019_emea.pdf
» Atividade
Realize a seguinte Escape Room:
» Atividade
Simula um entrevista com um colega de turma:
-
Analise uma profissão desejada por si no website https://www.onetonline.org/find/ para obter informações sobre as competências e/ou requisitos necessários ao emprego.
-
Grave a entrevista.
-
Analise criticamente o seu desempenho com os seus pares.
-
» Recursos - Pitch
» Atividade
Cria um Pitch pessoal, destacando as tuas competências profissionais, académicas, sociais e emocionais.
Pode utilizar uma das seguintes ferramentas digitais:
-
CapCut
-
FlexClip
-
Canva
-
InShot
-
...
Partilhe o seu vídeo Pitch, através do FlipGrid.
-
Overview from Expertise
Vânia Neto
Future Skills Program Manager na equipa da Microsoft Worldwide Learning para a Europa.
English version of vídeo - Aqui
Avaliação
- Avaliação Final.
ESDA
Ética, Segurança e Direitos de Autoria
- Proteção de dados, direitos de autor e autoria.
Para fundamentar a reflexão acerca da “Ética, Segurança e Direitos de Autor e de Autoria”, realçamos que, durante a criação da presente Unidade Curricular (UC), foram aplicadas práticas de análise da documentação e da informação nos diferentes websites, assim como uma revisão de bibliografia, com a devida identificação das fontes e/ou referenciações bibliográficas.
No domínio da referida UC houve uma preocupação criteriosa na seleção das fontes para a construção dos recursos da Unidade Curricular “Jobs 4 the Future”, criando uma base documental de referenciação aos autores de acordo com as normas e regulamentos da Lei de Proteção de Dados (Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto) e Código do Direito de Autor e Direitos Conexos (Decreto-Lei n.º 63/1985, de 14 de março com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 47/2023, 19 de junho).
Em relação à utilização da imagem e voz, ou somente imagem das intervenientes convidadas foi previamente disponibilizado o respetivo documento de autorização (ver Anexo 1 e Anexo 2).
As imagens e ferramentas digitais foram captadas nos websites dos Recursos Educativos Digitais (RED) e de outras plataformas digitais de apoio (ver Ficha Técnica).
Por fim, foi nossa preocupação promover no público-alvo a responsabilidade no uso da informação e no desenvolvimento de um conjunto de práticas de pesquisa, seleção e utilização da informação de forma ética na prossecução das atividades propostas, contribuindo para um enriquecimento dos ambientes de aprendizagem inovadores com base no respeito pelas criações dos autores.