Caso de estudo I

As pressões financeiras forçaram a Rita a abandonar os estudos aos 21 anos para começar a trabalhar, mas ela prometeu a si mesma que voltaria à faculdade mais tarde para prosseguir os estudos. Passou-se uma década e ela ainda não tomou qualquer atitude em relação ao seu antigo sonho de “voltar à Faculdade.”

Hoje uma executiva de marketing com 32 anos de idade, Rita assistiu recentemente a um seminário sobre Gestão de Tempo e pediram-lhe que escrevesse a sua lista de objetivos de Vida. Começar uma família e frequentar a faculdade encabeçavam ambos a sua lista. Isto fez Rita perceber que se gostaria de ver materializadas estas duas metas, teria de tomar uma opção por uma delas num futuro próximo. Ela não queria o stress de ter de cuidar de bebés na faculdade, por isso decidiu dar prioridade a tirar um curso superior. E é isso que ela está a fazer agora.

Embora Rita saiba, desde há muito, que completar os estudos é importante para si, deixou que certas urgências, a curto prazo, interferissem nas suas metas a longo prazo. Os seus objetivos permaneceram vagos e, por conseguinte, aspirações por realizar.

Escrever a sua lista de objetivos de vida obrigou Rita a concentrar-se nas suas prioridades e a  estabelecer  um  prazo  razoável  para  o  seu cumprimento.   Este processo de clarificação fê-la perceber que precisava de tomar uma  atitude  imediata  para  perder  de  todo  essa oportunidade.

Last modified: Saturday, 28 October 2023, 5:25 PM