Caso de estudo II
Apesar da elevada taxa de sucesso, Luís um operador de informática, recebeu uma classificação baixa por parte da empresa na sua avaliação profissional. Ao refletir nas razões para isso ter acontecido, ele teve que admitir que levava vários minutos a procurar documentos importantes nas últimas vezes que o chefe lhe pedira uma informação. E atrapalhou-se muitas vezes com chamadas de clientes.
Ao olhar para as pilhas de papéis na sua secretária, percebeu que tinha de fazer alguma coisa.
Implementou um sistema de arquivo, reorganizou os documentos nos seus ficheiros informáticos e utilizou a ferramenta de ordenação alfabética para classificar os emails.
A sua avaliação seguinte foi muito melhor.
Embora o seu trabalho fosse basicamente bom, Luís desperdiçava o tempo das pessoas à sua volta. Isso dava-lhe um ar desleixado e ocultava a qualidade do seu trabalho.
Ao perder tempo a organizar as informações com eficiência, ele era capaz de aceder a elas mais depressa e obtinha as respostas de que as pessoas precisavam antes de elas ficarem impacientes.