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Geral
FAQ's
Esta é uma página que tenta responder a algumas dúvidas frequentes no uso do Moodle.
Conteúdo
- 1 Acesso e navegação
- 2 Conteúdos de disciplina
- 3 E-mails e Fóruns
- 4 Trabalhos e Notas
- 4.1 Porque não existe um formulário de envio de ficheiros ou escrita de texto?
- 4.2 Como posso ver o feedback do professor ao meu trabalho?
Acesso e navegação
Porque não consigo fazer o login?
Podem estar a ocorrer várias situações:- Ainda não é utilizador registado no sítio Moodle que está a aceder. Contacte o Helpdesk (helpdesk@ese.ipsantarem.pt)
- Esqueceu-se do seu nome de utilizador ou palavra chave.
- As credenciais são as mesmas que utiliza para aceder ao wireless da ESES (eduroam). Relembramos que no campo nome de utilizador deve inserir o seu endereço email completo, ??????????@ese.ipsantarem.pt.
- O seu browser não está a aceitar cookies. Verifique nas opções de Internet e na ajuda do seu browser para resolver esta situação.
Como alterno entre disciplinas onde estou inscrito?
- Utilize o Bloco Navegação ->As minhas disciplinas se possível, se estiver dentro de uma disciplina, volte à página principal.
Como volto à página principal?
Tem várias formas de o fazer, a mais fácil é clicar no logo (ESES - eLearning) que se encontra canto superior esquerdo da plataforma.
Como encontro uma determinada disciplina onde me inscrever?
Se não estiver já inscrito pelo professor numa disciplina, pode consultar o Bloco Navegação e ou pode pesquisar diretamente pelo nome da disciplina, clicando em Procurar Disciplinas... no mesmo bloco.
Surge-lhe a listagem de categorias e subcategorias do Moodle. Se descer até à base dessa página, tem um formulário de pesquisa onde tem apenas de introduzir o nome da disciplina que procura.
Conteúdos de disciplina
Porque só vejo um tópico central na página?
Provavelmente os tópicos estão ocultos, pode também acontecer que a página só tenha um tópico!
E-mails e Fóruns
Porque não estou a receber e-mails com mensagens de fórum e os meus colegas sim?
Todos os emails gerados pela plataforma vão para o email institucional (xxxxxxxxx@ese.ipsantarem.pt)!
Verifique se os email estão na pasta SPAM.
Verifique se tem o/s fórum/ns subscrito/s.Como posso parar todos estes e-mails?
Os e-mails são um aspeto central do funcionamento do Moodle. São usados para o manter atualizado do que se passa nas suas disciplinas. Se deseja diminuir o fluxo de e-mails pode:
- Editar o seu perfil e alterar as suas configurações de Tipo de sumário de e-mails para Completo. Neste caso irá receber apenas um e-mail diário com um resumo.
- Anule a sua subscrição de fóruns que não lhe interessam (se tiver essa possibilidade).
Trabalhos e Notas
Porque não vejo um formulário de envio de ficheiros ou escrita de texto?
Isto pode dever-se a:
- Terminou o prazo de submissão de trabalhos.
- O período de submissão de trabalhos ainda não abriu
- Já submeteu o trabalho e as configurações deste não permitem reenvios
Como posso ver o feedback do professor ao meu trabalho?
Existem várias formas de o fazer:
- A maneira mais comum é ir à zona onde submeteu o trabalho.
- Outro método comum é clicar no link no bloco de actividade recente (se estiver incluído na disciplina).
- Outro método será o de aceder às notas e clicar no link para o trabalho.
Poderá também receber por e-mail um link para o feedback e nota atribuídos (caso assim esteja configurado).
NOTA: Adaptado do site moodle.org
Contactos
Se não encontrou resposta à sua questão, pode solicitar ajuda:
WEB: CTEC-HelpDesk
Por email: helpdesk@ese.ipsantarem.pt
Presencialmente: CTEC/ESE - Ver localização