Centro de Apoio Pedagógico









As docentes que subscrevem esta mensagem, todas orientadoras (e/ou co-orientadoras) designadas dos vosso Relatórios de Mestrado, vão iniciar uma experiência de trabalho de orientação que adopta uma estratégia colaborativa e de construção progressiva de uma comunidade de prática (investigativa, reflexiva e de desenvolvimento profissional).
As estudantes aqui contactadas encontram-se em momentos diferentes do seu percurso e do processo de construção do seu Relatório individual. Algumas estão frequentando o Mestrado Pré, outras o Mestrado Pré-Pri. Algumas estão no 1º ano, outras no 2º ano.
As orientadoras, profs Helena, Margarida, Marta Tagarro e Gracinda, têm áreas de especialização diferentes mas interdependentes (Educação de Infância, Educação Artística, Aprendizagem e Currículo), e encontram-se a orientar (individualmente ou em par de co-orientação) todas as estudantes.
O trabalho de desenvolver um processo investigativo no âmbito da experiência dos Estágios coloca todas nós, estudantes e orientadoras, cada uma com o seu interesse, foco, abordagem/leitura próprias, em torno de um mesmo conjunto de fenómenos:

* que ocorrem nas Creches, Jardins de Infância, Escolas onde decorrem os Estágios (contextos educativos)
* que envolvem crianças na 1ª, 2ª e 3ª infâncias, suas famílias e comunidades (educação de Infância no seu sentido mais lato-0 a 10 anos)
* que decorrem de, e interagem com, a ação pedagógica, didáctica, científica de profissionais de educação,
* que é enquadrada (a ação, assim como os fenómenos) por currículos e/ou orientações curriculares,
* que visa promover aprendizagens e desenvolvimento, assegurando que eles são acedidos por (e inclusivos de) todas as crianças
*
Ora decidimos nesta altura constituir um grupo de trabalho que agregará a todas, independentemente de especificidades do tema/projeto/questões de investigação, que trabalhará e dará acesso a recursos que sejam comuns, por exemplo em termos de referências bibliográficas, de metodologias, de ferramentas técnicas, etc. Faremos reuniões com todas apenas uma vez por mês.